Voltar ao Topo

Como definir um projeto de cozinha industrial pequena ideal?

Como definir um projeto de cozinha industrial pequena ideal?

1. Tenha em mente a dimensão do seu espaço

O sonho de todo empreendedor é contar com uma demanda crescente, com cada vez mais clientes chegando ao seu estabelecimento.

Porém, quem possui uma cozinha pequena, é importante fazer o seguinte questionamento: será que a minha estrutura dá conta da quantidade de mesas atendidas e refeições servidas todos os dias? Será que essa relação está equilibrada?

Para responder a essas perguntas, é necessário verificar o número de refeições servidas em cada turno de atendimento e, com base nisso, calcular a quantidade de funcionários e quais equipamentos serão precisos para atender a essa demanda.

Esse passo é fundamental para se preparar para possíveis ampliações do espaço no futuro, bem como para evitar que a falta de uma estrutura adequada faça com que os clientes esperem tempo demais pelo seu pedido.


2. Defina as áreas e setores da cozinha e saiba aproveitá-las
Cada cozinha tem uma dinâmica própria. No entanto, embora não haja um regra que defina isso, é fundamental contar com espaço suficiente para acomodar as principais áreas necessárias para o correto funcionamento do estabelecimento, aproveitando cada metro disponível.

Pensando nisso, ter em mãos o cardápio e o cálculo do número de refeições sugerido no tópico anterior é de grande ajuda na hora de pensar nas reais necessidades do restaurante.


Será que é preciso uma câmara fria?

Quantos freezers e geladeiras vou precisar?

Qual o tamanho necessário para a minha despensa?

Nesse sentido, alguns setores que não podem faltar no planejamento do espaço são:

    administração;
    estoque;
    pré-preparo;
    preparo;
    distribuição;
    lavagem;
    lixo.

3. Lembre-se das regras de vigilância sanitária!


Como já comentamos bastante aqui no blog, a Anvisa é um dos órgãos de fiscalização mais rígidos do Brasil, especialmente quando se trata de estabelecimentos de comida e bebida.

Sendo assim, é fundamental seguir as regras e normas exigidas pela agência, evitando dores de cabeça e garantindo a salubridade do ambiente.

Por isso, confira toda a documentação, em especial a RDC 216, a RDC 275 e a Portaria 1428.

Fonte: https://www.lojabrazil.com.br

Postado por Admin

Artigos Relacionados

22 truques de um chef profissional
Quem é apaixonado por cozinha geralmente conhece um punhado de truques e segredos capazes de tornar mais simples o preparo de um prato ou de dar ao al..